Programa de financiamento estará disponível para a compra de insumos por clientes e distribuidores Bayer
Com o objetivo de impulsionar as vendas de insumos de forma segura, previsível e 100% digital, a divisão agrícola da Bayer se uniu à Farmtech para lançar o Programa CropCredit. Desde agosto, as revendas e clientes de compra direta da Bayer terão acesso a um programa de financiamento para aquisição de soluções da empresa. E a partir da análise do CPF ou CNPJ dos clientes, será possível pré-aprovar limites, sem a necessidade de garantias reais.
Antes de tudo, Marcos Arruda, diretor de finanças da divisão agrícola da Bayer no Brasil, explica que a companhia tem investido fortemente nas relações de longo prazo com toda cadeia produtiva, colocando o cliente no centro da estratégia. Isso se dá também por meio de soluções financeiras ofertadas aos clientes. “Trabalhamos para atender as necessidades de nossos parceiros. O que inclui possibilitar opções mais ágeis e simplificadas de acesso a crédito e com condições vantajosas para nossos clientes. Nesse sentido, a parceria com a Farmtech vem para ampliar o acesso do produtor e distribuidor a linhas de crédito, ajudando na gestão e previsão de compra”.
Mais de 2 mil clientes
Assim, até o momento, mais de 2 mil clientes Bayer já tiveram seus créditos pré-aprovados dentro do programa. O que corresponde a uma probabilidade de crédito de mais de R$ 2,5 bilhões. “Graças à relação sustentável com os revendedores e clientes, por meio da parceria com a Farmtech, será possível uma aprovação de crédito mais ágil, com juros atrativos, no momento que o cliente precisar”, reforça Marcos.
Na prática como funciona o CropCredit?
Na prática, a Bayer, através de suas revendas, solicita para a Farmtech a pré-aprovação dos limites de crédito para os seus parceiros. Com o limite aprovado, as equipes de relacionamento da Bayer e dos seus distribuidores têm em mãos uma ferramenta inédita para negociarem as vendas dos seus produtos com o crédito já organizado para o seu cliente. Em seguida, a Bayer libera os pedidos de compra na modalidade CropCredit entregando os insumos no endereço de preferência. Todo o processamento das transações, desde as aprovações de crédito, formalização até as facilidades para o pagamento destes títulos de crédito, ocorre via plataforma Farmtech. Isso para o cliente, para o distribuidor e para o time da Bayer.
Desburocratizar processos
O CropCredit já vinha sendo testado pela Bayer e, a partir dos bons resultados oriundos do piloto no final de 2023, passa a ser oferecido em todo território nacional. “Iniciamos o projeto com um modelo de negócios para a loja Agro Bayer de Rio Verde (GO). O desempenho foi muito satisfatório na região. E ajudou a desburocratizar a liberação de crédito, tornando o processo mais ágil. O Programa se estendeu para alguns produtores rurais e a rede de distribuidores parceira da companhia. Agora, iremos disponibilizar para todos os canais de distribuição, sejam eles distribuidores ou pequenos e médios produtores no Brasil todo”, comemora Rafael Pilla, CEO da Farmtech.
Limites pré-aprovados e agilidade
Além disso, Pilla explica que, através do Programa, as revendas conseguem ter uma visão macro de limites pré-aprovados para todo o ciclo da safra da sua base de clientes. Dessa forma, é possível realizar um melhor planejamento das suas vendas. “E uma coisa que sempre batemos na tecla é que somos 100% digitais. Conseguimos montar um Programa para a Bayer com uma jornada digital customizada às necessidades dos diferentes canais de vendas da Companhia. Em que é possível viabilizar crédito sem alterar o limite bancário do cliente. Sem a incidência de IOF e sem necessidade de garantias por parte do produtor rural”, diz o executivo.
A Farmtech tem como objetivo ampliar o potencial de vendas sem aumentar a exposição aos riscos. Outra característica do CropCredit é não interferir no relacionamento ou processo comercial com os clientes da revenda ou indústria.
Força catalizadora
“Nós somos a força catalizadora dos nossos parceiros. Por isso, não interferimos na sua relação com os clientes finais. O relacionamento é deles, somos uma ferramenta de aceleração de vendas para a cadeia. Outra questão é que não temos a necessidade de garantia real e um processo muito simples junto ao produtor. Assim, os nossos parceiros conseguem gerir as operações e solicitações em tempo real, dando uma segurança e previsibilidade de vendas para o seu negócio”, finaliza o CEO da Farmtech, Rafael Pilla.
A novidade foi apresentada oficialmente no Congresso Andav que ocorreu em São Paulo no mês de agosto.