Como ajudar o produtor a financiar a safra com sucesso

Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro enfrentou um cenário de instabilidade: desde aumento nos custos de produção, volatilidade cambial, retração no preço das commodities a, mais recentemente, uma onda de reestruturações e recuperações judiciais entre players do setor. Diante disso, reunimos neste artigo práticas recomendadas para ajudar o produtor a financiar a safra com sucesso, aproveitando as tecnologias atualmente à disposição no mercado.

Isso porque, acessar crédito de forma eficiente e segura deixou de ser apenas uma vantagem competitiva e tornou-se uma questão mandatória para muitos produtores.

1. Conheça com profundidade o custo da sua produção

O primeiro passo é: tenha clareza sobre os custos da sua safra. Para um financiamento eficiente, não basta apenas conhecer os seus gastos com os insumos. Se faz necessário, também, considerar as despesas operacionais, mão de obra, logística, seguros e custos financeiros.

Dica: para estimar com precisão o seu custo por hectare, use planilhas ou softwares de gestão rural. Com isso, você facilita a tomada de decisão e ganha mais credibilidade ao solicitar limites de crédito.


2. Diversifique suas fontes de financiamento

Historicamente, muitos produtores dependem exclusivamente do crédito bancário oficial, como o PRONAF ou o Plano Safra. Porém, as linhas públicas vêm enfrentando limitações de orçamento, além de uma enorme burocracia.

Nesse contexto, surgem alternativas como fintechs, fundos privados, linhas de crédito em parceria com canais de distribuição, que já são capazes de suprir e ajudar o produtor a financiar a sua safra com sucesso.


3. Valorize a relação com os canais de distribuição

Muitas indústrias e canais de distribuição atuam como agentes facilitadores de crédito. Isso porque, além de conhecerem o histórico do produtor, elas conseguem conectar as necessidades do campo com soluções financeiras personalizadas — inclusive com limites já pré-aprovados, o que dá mais previsibilidade e segurança na hora de fechar a compra de insumos.

Dica: mantenha um bom histórico de pagamentos com seus fornecedores e busque se antecipar nas negociações da próxima safra. Dessa forma, você pode abrir portas para financiamentos com taxas mais atrativas.


4. Use a tecnologia a seu favor

Hoje, existem soluções digitais que permitem acesso a crédito de forma rápida, segura e sem complicações — utilizando, por exemplo, apenas o CPF ou CNPJ do produtor para a análise.

Nesse sentido, empresas com plataformas tecnológicas, como a Farmtech têm simplificado o processo, conectando o agronegócio a limites de crédito mais estruturados, rápidos e sem comprometer os limites bancários tradicionais.

Em outras palavras, soluções como essas trazem mais agilidade no acesso a recursos, resultam em menos tempo perdido em papelada e oferecem maior autonomia para planejar a próxima safra.


Conclusão: planejamento e informação são aliados do crédito saudável

Mais do que nunca, financiar a safra exige planejamento estratégico, organização e acesso às ferramentas certas. Ao adotar essas boas práticas, o produtor aumenta suas chances de obter crédito com melhores condições, mantendo sua operação saudável mesmo diante de um cenário desafiador.

Por fim, para canais de distribuição e revendas, apoiar o produtor nesse processo também representa uma oportunidade de estreitar relações, aumentar vendas e gerar valor no longo prazo.

Se você é um canal de distribuição ou indústria e quer saber como conectar produtores às melhores soluções de financiamento de safra, conheça mais sobre a tecnologia por trás da Farmtech.

Compartilhar: