Inegavelmente a tecnologia tem revolucionado o crédito no agro e ajudado a impulsionar o setor. E, com a redução das ofertas de financiamento, produtores buscam soluções inovadoras para manter os seus constantes investimentos no campo.
Diante desse cenário, o evento ‘Campo em Debate‘, promovido pelo Grupo RBS, trouxe especialistas para discutir o tema “A tecnologia a favor do crédito rural”. A conversa aconteceu no dia 12 de março, durante a 25ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS).
Como a tecnologia complementa o crédito no agronegócio
Em outras palavras, o diretor comercial da Farmtech, Ricardo Alves, destacou que a tecnologia deixou de ser apenas uma ferramenta de produtividade agrícola e passou a ser fundamental para a gestão financeira no agronegócio. Segundo ele, as inovações oferecem soluções como:
- Integração digital: Disponibibilidade de crédito dentro da cadeia, respeitando o processo de vendas dos parceiros;
- Otimização da cadeia produtiva: Crédito ao produtor disponível no ponto de vendas dos parceiros;
- Soluções financeiras personalizadas: Adaptando produtos para produtores e investidores, garantindo a realização da operação.
Além disso, o barter surge como alternativa viável. Acima de tudo, o diretor da SLC Máquinas, Gustavo Barden, ressaltou que essa prática permite ao produtor adquirir insumos e equipamentos com base na produção futura. Ele também destacou o impacto da assinatura eletrônica de CPR (Cédulas de Produto Rural), que acelera o acesso ao crédito e aumenta a segurança das transações. O gerente de Barter da FMC Agrícola, Cléber Maciel, complementou que, embora o barter fosse menos comum no Rio Grande do Sul devido às cooperativas, sua popularidade tem crescido.
Parcerias estratégicas para financiamento agrícola
O diretor administrativo financeiro da Sementes Roos, Maurício Wismann, reforçou que parcerias entre empresas e fintechs ampliam o acesso ao crédito. Ele destacou que a digitalização e a diversificação das fontes de financiamento proporcionam mais segurança e previsibilidade aos produtores.
“Hoje, conseguimos analisar um negócio em menos de um dia, de forma totalmente digital”, afirmou.
A inovação e tecnologia no crédito agro
A inovação no crédito do setor e o avanço tecnológico são essenciais para garantir a sustentabilidade do agronegócio. Com soluções digitais, não só produtores, como canais de distribuição, acessam recursos financeiros de forma ágil e eficiente.
Para saber mais sobre como a Farmtech pode apoiar o financiamento do ciclo da safra, acesse: Farmtech.